Reginaldo Mota | O Régis Dev

Como monetizar seu código desenvolvendo um SAAS?

Software as a Service o modelo mais rentável de monetização de código da atualidade

por: Reginaldo Mota

Todo programador desenvolve códigos que possuem o objetivo de resolver um problema do mundo real a partir de um software!

E esse trabalho de arquitetar códigos é complexo e requer conhecimento, portanto nada mais justo do que você monetizar o seu conhecimento!

A forma mais tradicional de monetizar código é a partir de um emprego convencional, no qual você desenvolve tarefas em troca de uma remuneração, que na maioria das vezes ocorre de forma mensal.

Mas essa não é a única forma de monetizar o seu trabalho e esforço. Além do trabalho convencional é muito comum que desenvolvedores exerçam seu poder de criação e idealizem projetos pessoais.

Do projeto pessoal ao negócio!

Esses projetos pessoais muitas vezes são desenvolvidos para solucionar um problema que o próprio desenvolvedor está passando. Mas cedo ou tarde esse desenvolvedor chega em uma conclusão óbvia.

Se eu estou passando por isso, provavelmente existem outras pessoas com o mesmo problema!

Nesse momento nasce um empreendedor! Ele começa a pensar e pesquisar em como é possível monetizar essa ideia, transformando-a em um negócio!

Cedo ou tarde, ele encontrará o termo SAAS, ou melhor, Software as a Service, ou Software como serviço!

Software as a Service (SAAS)

Um SAAS nada mais é do que um modelo de monetização de um software. Pense bem em quantas empresas no mercado desenvolvem uma solução para um problema utilizando código e vendem uma assinatura de uso mensal ou anual desse programa?

Os exemplos são quase infinitos, Netflix, Disney+, Prime Video, Google Drive, Dropbox, Shopify, Asana, Zoom. Enfim, basicamente toda plataforma que consegue identificar um problema, resolver com software e cobrar via assinatura é um SAAS.

Imagem com exemplos de SAAS

Daí você pode estar se perguntando nesse exato momento Como eu consigo lançar um SAAS?

Como lançar um SAAS do zero?

Para lançar um SAAS é necessário uma gama de habilidades, você precisa compreender que você está há um passo de subir o nível e deixar de ser somente um programador!

Você está prestes a se tornar um empreendedor!

E no empreendedorismo existem muitas habilidades que você irá precisar desenvolver e a maioria delas são softskills.

Isso significa que você precisará aprender a se comunicar melhor, para que consiga transmitir a mensagem que o seu projeto deseja passar da forma correta para o seu público-alvo.

Você precisará aprender como as pessoas pensam, para desenvolver um plano de marketing ideal para o seu projeto.

Você precisará entender bastante de educação financeira, uma vez que para gerir um negócio é essencial que você possua um controle muito bom do setor financeiro, para que não acabe botando os pés pelas mãos!

Você é do tipo de pessoa que não possui muitos ou nenhum conhecimento relacionado com educação financeira?

Com o intuito de te ajudar eu criei uma lista com os melhores cursos de educação financeira do mercado! Clique no botão abaixo e confira invista no seu futuro!

Veja a lista de cursos selecionados

Os primeiros passos...

Tenho o prazer de te falar que 65% dos primeiros passos para lançar um SAAS você já concluiu.

Você já sabe o conceito! Você já sabe programar! Você já possui uma ideia! Você já está planejando fazer ou já fez um curso de educação financeira! Você já está motivado a colocar o seu projeto no ar!

Com tudo isso OK você está preparado para desenvolver o seu MVP e iniciar a sua jornada!

MVP, traduzindo do inglês, significa Mínimo Produto Viável, e basicamente é uma versão reduzida do seu produto! É o mínimo necessário para que o cliente enxergue valor no seu produto e pague por ele!

E é assim que você deve começar, sempre pensando na forma mais rápida de você entregar valor para o seu cliente sem necessariamente precisar gastar muito tempo e dinheiro para validar a sua ideia!

Validando uma ideia de negócio

Validar um negócio é verificar se realmente ele funciona, isto é, se as pessoas realmente estão dispostas a pagar para resolver o problema que elas estão enfrentando em suas vidas que o seu produto resolve!

E, simplificando, é para isso que serve o MVP! Validar a ideia, e uma vez validada você pode partir para o próximo nível e de fato investir pesado no seu projeto.

Não sei programar mas tenho uma ideia

Caso você não saiba programar, você tem algumas opções:

  1. 1- Aprender a programar: Não recomendo pois é bem difícil se você não tiver afinidade com a área
  2. 2- Contratar um programador freelancer: Recomendo, desde que você faça um pedido de que ele documente o que ele vai entregar, como ele vai entregar e que o código desenvolvido siga padrões definidos e documentados por ele.
  3. 3- Contratar um programador fixo: Recomendo, é uma opção mais cara, mas se você possui dinheiro para fazer, é uma das melhores, pois você terá mais controle sobre o que está sendo desenvolvido.
  4. 4- Encontrar um sócio técnico: Caso você conheça alguém de confiança que seja da área essa é a melhor opção possível, pois você terá alguém em pé de igualdade com você trabalhando em prol do benefício mútuo de vocês!
  5. 5- Desenvolver você mesmo com ferramentas No Code: Recomendo se você não conseguir optar por nenhuma das opções que virão pela frente, o No Code é uma boa opção para agilizar certas coisas caso você não seja um programador, reduz custos, mas você perde muito no controle do código, e nas suas possibilidades de alteração e adição de funcionalidades!

Caso você esteja buscando um sócio ou um freelancer eu me disponibilizo para lhe ajudar nessa jornada!

Conclusão

Existem diversas formas de monetizar código, e uma das melhores é por meio da criação de SAAS!

Você precisará desenvolver muitas habilidades para empreender, sendo as principais a comunicação e educação financeira.

O início é a parte mais difícil e por isso você deve simplificar ao máximo utilizando de todas as opções gratuitas que existirem e deixando para pagar mais no futuro!

Sempre comece com um MVP, valide a ideia. Se não pagarem por um MVP você ainda não encontrou a dor certa do cliente que você deve atacar!

Se você chegou até aqui, muito obrigado pela sua atenção e eu te convido a conhecer as soluções desenvolvidas por mim clicando no botão abaixo!